Cessna anuncia a entrega da 3.000ª aeronave da família Caravan

13/01/2023

São Paulo, 13 de janeiro de 2023 – A Textron Aviation, representada com exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva, anunciou, nesta sexta-feira (13), a entrega da 3.000ª aeronave da família Caravan – o modelo em questão, um Grand Caravan EX, foi entregue para a Azul Conecta, companhia aérea brasileira regional, subsidiária da Azul Linhas Aéreas. As 3 mil unidades entregues em todo o mundo reforçam o sucesso da família Caravan e consolidam o modelo como o turbo-hélice mais popular do mundo.

Em comemoração a esse marco histórico, foi feita uma cerimônia de entrega com as presenças de representantes comerciais da Azul Conecta e da Textron Aviation, na sede da empresa, no Kansas (EUA).

“A versatilidade e a confiabilidade do Cessna Caravan fizeram dele a aeronave mais popular na categoria turbo-hélice utilitário, com agora 3 mil unidades entregues globalmente. Sou grato a clientes como a Azul Conecta, que confiam continuamente na família de aeronaves Caravan para cumprir suas missões, entregar soluções e melhorar vidas em todo o mundo”, afirma Lannie O'Bannion, vice-presidente sênior de vendas e operações de voo da Textron Aviation.

“O Caravan é um sucesso absoluto no mundo todo, incluindo o Brasil, graças as suas características únicas e muito adequadas às operações no país, como robustez, versatilidade e a possibilidade de operar em pistas curtas e não preparadas – maioria no Brasil. Este número tão significativo atesta o sucesso da família Caravan e o compromisso da Cessna em fazer aeronaves que se adequam a todo tipo de missão, em diferentes ambientes. Motivo de orgulho para a fábrica, para nós da TAM Aviação Executiva que comercializamos o modelo no país e, certamente, para cada um dos milhares de operadores satisfeitos do turbo-hélice utilitário mais popular do mundo” afirma Leonardo Fiuza, Presidente da TAM AE.

Concebido como um avião utilitário robusto e com baixo custo operacional, o Caravan foi projetado para uso em áreas remotas, com mudanças climáticas extremas, terreno montanhoso e condições de pouso difíceis. A versatilidade da aeronave tornou-se conhecida em todos os cantos do mundo, e o Caravan continua a ser amplamente utilizado nos mercados globais por diversos clientes como: agentes governamentais, policiais e militares, operadores de ambulâncias aéreas, transportadores de carga, corporações e organizações humanitárias. No Brasil o modelo aparece como um dos preferidos para operações ligadas ao agronegócio e também para a aviação regional, graças à possibilidade de levar até 9 passageiros e muito peso, operar em diversos tipos de pista, chegando em locais onde a aviação regular não chega, além de poder ser configurado com interior executivo que proporciona um conforto sem igual, similar a muitos jatos de médio e grande portes.

“Esse Grand Caravan EX voará orgulhosamente pelos céus brasileiros e conectará nossos 158 destinos, muitos dos quais só são possíveis devido a utilidade e flexibilidade da aeronave. Como cliente de longa data da Textron Aviation e com uma frota de mais de 25 aeronaves Cessna, estamos felizes em fazer parte deste importante marco”, afirma Flavio Costa, diretor técnico da Azul e presidente da Azul Conecta.

Vale ressaltar que os consumidores podem escolher quatro modelos da família Caravan que melhor se adaptam à sua missão: o Caravan 208, o Grand Caravan EX 208B, o Caravan Anfíbio e o Grand Caravan EX Anfíbio.

Confira a linha do tempo da família Caravan

• 1981    Cessna lança o projeto Caravan
  • 1982    Primeiro voo do protótipo do Caravan 208
  • 1984    Caravan 208 recebe a certificação da FAA
  • 1985    Cessna inicia as entregas do Caravan 208
  • 1985    Caravan 208 é aprovado para voos na versão anfíbia
  • 1986    Caravan 208B Super Cargomaster recebe a certificação da FAA
  • 1990    Entrega da primeira unidade do Grand Caravan 208B
  • 1998    Entrega da 1.000ª unidade do Caravan 208
  • 1998    Cessna entrega a nova versão do Caravan 208, com um motor Pratt & Whitney Canada PT6A-114A avaliado em 675 cavalos de potência no eixo do motor
  • 2002   Entrega da 1.000ª unidade do Grand Caravan 208B
  • 2005    Entrega da 1.500ª unidade do Cessna 208B
  • 2008    Os aviônicos Garmin G1000 tornam-se padrão
  • 2008    TKS proteção de gelo passa a ser oferecida
  • 2013    Cessna começa entregar o Grand Caravan EX 208B com motor a Pratt & Whitney Canada PT6A-140 avaliado em 867 cavalos de potência no eixo do motor
  • 2017   Os aviônicos G1000 NXi tornam-se padrão nos modelos Caravan e Grand Caravan EX
  • 2022   A 3.000ª aeronave da família Caravan, um Grand Caravan EX, é entregue. Desta vez, para a brasileira Azul Conecta.

Sobre a Textron Aviation

Nós inspiramos a jornada do voo. Por mais de 95 anos, a Textron Aviation capacitou seu talento coletivo nas marcas Beechcraft, Cessna e Hawker para projetar e oferecer a melhor experiência de aviação para seus clientes. Com uma linha que inclui tudo, desde jatos executivos, turbo-hélices e pistões de alto desempenho até missões especiais, treinamento militar e produtos de defesa, a Textron Aviation possui o portfólio de produtos de aviação mais versátil e abrangente do mundo e uma força de trabalho que produziu mais de metade de todas as aeronaves da aviação geral em todo o mundo. Clientes em mais de 170 países contam com nosso lendário desempenho, confiabilidade e versatilidade, juntamente com nossa confiável rede global de atendimento ao cliente, para voos acessíveis, produtivos e flexíveis

A número 1 na comercialização de aeronaves executivas, a TAM Aviação Executiva foi constituída há mais de 60 anos, sob o nome de Táxi Aéreo Marília. Atua no Brasil como representante exclusiva da Cessna, desde 1982; da Bell, desde 2004; da FlightSafety International, desde 2003; e da Beechcraft, a partir de 2016. A empresa oferece o mais versátil e abrangente portfólio de produtos da aviação geral no país, com destaque para manutenção de aeronaves (maior parque de manutenção de aeronaves executivas da América Latina), FBO doméstico e internacional, vendas de treinamento, administração, gerenciamento e fretamento de aeronaves.

Informações à imprensa

(11) 97125-9517 ou (11) 99982-8640