Pt En

TAM Aviação Executiva anuncia o primeiro voo do Citation Longitude

18/10/2016

A Cessna, subsidiária da Textron Aviation e representada com exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva, realizou o primeiro voo do Citation Longitude no último sábado, 08 de outubro, em Wichita, Kansas, nos Estados Unidos - menos de um ano após terem sido revelados os detalhes do modelo. A aeronave integra a nova família de jatos Citation, com cabine ainda mais larga, composta ainda pelos Citation Latitude e Citation Hemisphere.  
"O voo bem-sucedido do Citation Longitude foi realizado exatamente como prevíamos", afirma o presidente e CEO da Textron Aviation, Scott Ernest, sobre o protótipo desenvolvido em apenas 11 meses. “Este marco não só demonstra nosso compromisso contínuo de investir em novos produtos para atender a demanda do mercado, mas também o nosso foco em investir em nossos processos de desenvolvimento e de produção a fim de trazer a aeronave para o mercado mais rapidamente."

O primeiro voo durou cerca de duas horas e foram testados flaps, trem de pouso, além dos sistemas de pressurização, estabilidade e controle da aeronave. O protótipo continuará seu programa de desenvolvimento agora com foco em testes de controles de voo e aerodinâmica. O primeiro modelo da linha, previsto para voar nas próximas semanas, será usado principalmente para testes de sistemas.

Rafael Mugnaini, Diretor comercial da TAM Aviação Executiva se diz confiante no sucesso do Citation Longitude: “O modelo conta com excelente alcance e uma cabine mais ampla, o que traz ainda mais versatilidade para o já bem sucedido portfólio de produtos Cessna. Além disso, foi projetado para oferecer o maior nível possível de conforto, tanto para os pilotos, quanto para os passageiros, e conta com recursos tecnológicos que agradarão a todos, incluindo os clientes mais exigentes. O mercado brasileiro já está na expectativa por esses produtos e temos certeza que será um sucesso, assim como os demais modelos da família Citation. Hoje o Latitude já é líder em sua categoria em quantidade de entregas, esperamos a mesma forte performance de mercado para o Longitude”.
_____________________________________________________________________

SOBRE O CITATION LONGITUDE

Com capacidade para até 12 passageiros, incluindo um jump seat para tripulação extra (opcional), o Citation Longitude apresenta uma cabine ampla (7,67 metros de comprimento e 1,83 metros de altura), com piso totalmente plano e uma configuração double club padrão, que oferece o maior espaço para as pernas na sua categoria. O jato possui assentos que ser transformam em cama e compartimento de bagagem totalmente acessível por dentro da cabine, oferecendo o máximo em conforto. 
Com avançada tecnologia de cabine, a aeronave permite que os passageiros comandem todo o ambiente e entretenimento a partir de qualquer dispositivo móvel, enquanto o sistema de internet oferece maior produtividade em voo. 
O Citation Longitude possui a mais recente tecnologia em toda a aeronave, resultando no menor custo de operação da categoria. Contempla a próxima evolução da plataforma de voo Garmin G5000 e é impulsionado por motores turbofan Honeywell HTF7700L, equipados com FADEC e autothrottles totalmente integrados. Seu alcance é de 6.297 km (3.400 NM) com 12 passageiros e sua velocidade máxima de cruzeiro é de 882 km/h (476 kts). 
A previsão é que o modelo chegue ao mercado já em 2017.


Para baixar imagens da aeronave, acesse: Citation Longitude First Flight Images
Para ver o voo inaugural, acesse: Citation Longitude First Flight Video
 

ENTRE EM CONTATO