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TAM Aviação Executiva expõe doze aeronaves na LABACE, incluindo dois helicópteros inéditos no país.

30/08/2016

A TAM Aviação Executiva, número 1 em vendas de aeronaves executivas no mercado nacional e representante exclusiva no Brasil das fabricantes Cessna Aircraft Company, Bell Helicopter e Beechcraft, apresentará durante a 13ª edição da Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (LABACE), 12 aeronaves do seu vasto e amplo portfólio – o maior e mais versátil do país, composto por aeronaves a pistão, turboélices, jatos executivos e helicópteros.
É a primeira vez que a empresa expõe em seu espaço aeronaves Beechcraft, a quem representa com exclusividade no Brasil desde fevereiro deste ano. Outro destaque são os helicópteros Bell 407GXP Bell 429VVIP, os últimos lançamentos da Bell, que também poderão ser vistos de perto na feira. 
Confira abaixo mais informações sobre os modelos que estarão em exposição na LABACE:

BEECHCRAFT


Bonanza G36
Sucesso absoluto de vendas, detentor da maior produção contínua da história da aviação, esse modelo proporciona o voo mais confortável entre as aeronaves a pistão e, ao mesmo tempo, está apto para qualquer desafio. Seu interior espaçoso, com design clássico, pode ser rapidamente reconfigurado em quatro layouts diferentes, tornando-o simples para acomodar passageiros, bagagens ou cargas. Possui ainda um cockpit equipado com aviônicos Garmin G1000 (similar aos utilizados em vários jatos da Textron Aviation), incluindo um sistema de controle de voo automático totalmente integrado. O Bonanza G36 pode transportar até 6 pessoas e seu alcance é de até 1.704 km (920 NM).
Preço: US$ 799.000,00 (FOB – EUA).


Baron G58 
O Baron G58 alia performance, confiabilidade, versatilidade e resistência e é considerado o equilíbrio perfeito entre potência e segurança. A aeronave bimotora pode operar em pistas curtas e não pavimentadas e é perfeita tanto para viagens a lazer quanto para viagens a negócio. Sua cabine com 137 pés cúbicos é configurável, com excelente espaço para as pernas, bagagens ou carga, oferecendo extremo conforto para até 6 ocupantes. Seu alcance é de até 2.741 km (1.480 NM).
Preço: US$ 1.387.500,00 (FOB – EUA).


King Air 350i 
Considerado um dos melhores turboélices executivos do mundo, o modelo alia tecnologia e sofisticação. Com acabamento fino, seu interior é moderno e requintado, e todos os detalhes foram pensados para oferecer o máximo em conforto. A aeronave conta ainda com o conjunto de aviônicos Pro Line Fusion, que oferece uma interface intuitiva exclusiva. Além disso, traz como equipamentos de série o sistema Venue de gerenciamento de cabine, conectividade WiFi e janelas eletrocrômicas, os quais, somados aos reduzidos níveis de ruídos e vibração, oferecem mais conforto a passageiros e tripulantes. A aeronave pode transportar até 11 pessoas e seu alcance é de até 3.345 km (1.806 NM).
Preço: US$ 7.384.125,00 (FOB – EUA).


CESSNA


T206H TURBO STATIONAIR 
O T206H Turbo Stationair pode operar em pistas curtas (de apenas 277 metros) e irregulares, excelente para quem precisa utilizá-lo em fazendas ou áreas rurais. Com baixo custo operacional e fácil manutenção, a aeronave tem alcance de 1.302 km (703 NM), podendo ir de São Paulo a Campo Grande sem escalas.
O modelo possui o maior espaço interno da linha de monomotores da Cessna e um dos maiores de sua categoria, capaz de transportar até 6 pessoas com conforto. Seus assentos podem ser dispostos em 5 configurações diferentes, ou ainda serem retirados facilmente antes de cada voo, adaptando a aeronave para o transporte de bagagens ou muita carga.
Preço básico: US$ 664.350,00 (FOB – EUA). 

 

Grand Caravan EX 
Sucesso absoluto, com mais de 15 milhões de horas voadas e mais de 2.500 unidades produzidas no mundo, o Grand Caravan EX é a aeronave multimissão da Cessna, com mais de 30 anos no mercado. Sua cabine ampla e versátil permite a rápida reconfiguração, adaptando-se perfeitamente a qualquer necessidade, seja para o transporte de cargas, bagagens ou até nove passageiros (mais tripulação). 
Equipado com painel Garmin G1000 e impulsionado por um dos mais confiáveis motores turboélices do mundo – o Pratt & Whitney PT6A-140, com 867 SHP, o Grand Caravan EX oferece melhor performance de subida e maiores velocidades de cruzeiro em relação ao seu antecessor, podendo chegar a 185 kts (343 km/h) na velocidade máxima de cruzeiro, atingir até 25 mil pés de altitude e tem alcance máximo de até 912 NM (1.689 km a 10.000 pés em cruzeiro econômico e 45 minutos de reserva), o que lhe permite voar de São Paulo a Cuiabá sem escalas. 
A aeronave pode ainda operar em mais de 99,8% de todas as pistas homologadas no Brasil, graças à capacidade de pousar e decolar em pistas curtas (apenas 426 m) e adversas, como em campos gramados ou de terra. Tudo isso, com o seu já tradicional baixo custo operacional. 
O Grand Caravan EX ainda tem um bagageiro com porta ampla, facilitando o carregamento de cargas de grande porte, além de um compartimento opcional de carga (cargo pod), que proporciona mais de 3 metros cúbicos de espaço extra para bagagem. A aeronave também está disponível na versão Anfíbia. 
Preço básico: US$ 2.400.000 (FOB – EUA).


 


Citation Mustang
Conforto, Velocidade e baixo custo operacional são alguns dos diferenciais do Mustang, o jato de entrada da família Citation. Uma aeronave de alto rendimento, com autonomia para voar até 1.200 NM (2.222 km, traslado em cruzeiro econômico), sem escalas, a 340 kts (630 km/h) e a 41.000 ft (12.497 m) de altitude, permitindo viagens em menos tempo e com menor custo operacional se comparado a um bimotor turboélice. 
Composto por materiais de alta qualidade e com acabamento impecável, seu interior pode acomodar até 5 passageiros. Além disso, os aviônicos Garmin G1000 e os freios acionados por sistema hidráulico tornam a operação do jato ainda mais fácil, segura e confiável, inclusive em pistas curtas.
Preço básico: US$ 3.350.000,00 (FOB – EUA).

Citation M2 
O Citation M2 redefiniu o padrão de desempenho para os jatos executivos do segmento “very light jet”, com um alcance de até 1.550 NM (2.871 km, traslado em cruzeiro econômico), velocidade máxima de cruzeiro de 748 km/h (404 kts) e capacidade de subir mais rápido do que o seu antecessor (CJ1+), atingindo 41 mil pés em apenas 24 minutos. 
A aeronave oferece ainda ampla seleção de itens customizáveis, cabine com conforto inigualável, toalete traseiro privativo, assentos maiores e muitas outras comodidades. O sistema intuitivo de aviônicos Garmin G3000, com controles touch screen, coloca tudo na ponta dos dedos dos pilotos, resultando em níveis mais altos de eficiência e segurança. 
Preço básico: US$ 4.500.000 (FOB – EUA).

 

Citation Latitude
O Citation Latitude é um dos últimos lançamentos da Cessna e que, somado ao Citation Longitude e ao recém-anunciado Citation Hemisphere, formará uma nova categoria de jatos Citation, com cabine ainda maior. O modelo representa o equilíbrio perfeito entre conforto, tecnologia e eficiência. Seu processo de fabricação contempla uma série de inovações, como o uso de automatização robótica, peças monoliticamente usinadas e estações de montagem ergonômicas. O resultado de todo esse projeto é uma redução de até 20% em custos operacionais quando comparado aos modelos concorrentes.
O jato possui capacidade para dois pilotos e até nove passageiros, suíte de aviônicos Garmin G5000 com interface Touch Screen (dispensa botões) e cabine com piso interno completamente plano (1,83 m de altura por 1,95 m de largura), permitindo que uma pessoa fique de pé. Conta ainda com o sistema Clarity, desenvolvido pela Cessna em parceria com a empresa americana Heads Up Technologies, que reúne sistemas elétricos, dados e comunicações – tudo conectado por fibra ótica e controlado a partir do assento por uma tela Touch Screen totalmente intuitiva.
A aeronave pode operar em pistas de 3.580 pés (1.091 m) com peso máximo de decolagem e atingir altitude máxima de 45 mil pés. Seu alcance máximo é de 2.850 NM (5.278 km, traslado em cruzeiro econômico e reservas NBAA IFR).
Preço: US$ 16.250.000 (FOB – EUA).

 

Citation CJ3+
Já o Citation CJ3+ é certificado para operação com um único piloto e tem uma série de novos sistemas projetados para reduzir a carga de trabalho da tripulação. 
O modelo apresenta um conjunto de aviônicos integrados, o Garmin G3000, com radar meteorológico, sistema de detecção de turbulências, sistema avançado de alerta de terreno (TAWS-B) e suporte a comunicação ADS-B, que o tornam compatível com os requisitos de controle de tráfego aéreo Next Generation (NexGen).
Sua cabine conta ainda com servidor wireless, telefone via satélite de Iridium, internet de alta velocidade e um sistema de pressurização controlada automaticamente, além de sistema de diagnóstico de falhas, que facilita a manutenção.
Com alcance de até 2.040 milhas náuticas (3.778 Km), o CJ3+ é perfeitamente adequado para o segmento de mercado de jatos leves e voa sem escalas de Lima para São Paulo, de Washington DC à Cidade do México; de Londres a Moscou e de Xangai para Bangkok e pode levar até oito passageiros. 
Preço: US$ 8.050.000 (FOB – EUA).


 

BELL  HELICOPTER


Bell 429VVIP
Uma das novidades da TAM AE na LABACE é nova versão de um dos maiores sucessos de vendas da Bell Helicopter, o 429 VVIP, a versão top de linha do biturbina leve mais avançado do mundo, com interior VIP, design de assentos inovador, tecnologia de redução de ruído e um padrão inédito de acabamento. 
O interior VVIP, batizado de “Magnificent”, é requintado e luxuoso, e foi produzido pela companhia italiana Mecaer Aviation Group (MAG), a partir de sugestões de clientes brasileiros e europeus.  
Seus assentos ganharam um novo design, com ampla escolha de tecidos, couros e acabamentos, e podem ser configurados para acomodar, confortavelmente 4, 5 ou 6 passageiros. 
Outra novidade são as janelas com regulagem de luminosidade eletrocromática, recurso de sombreamento automático que diminui a forte incidência de luz solar, e iluminação de led estilizada. 
Como se não bastasse o conforto e a sofisticação proporcionados pelo modelo 429 VVIP, os passageiros ainda contam com um voo mais silencioso, graças à tecnologia de redução passiva de ruído, denominada “Silens”, que reduz consideravelmente o ruído interno da cabine. 
O modelo conta com uma suíte de aviônicos glass-cockpit totalmente integrada, capacidade Single-Pilot IFR e é o primeiro helicóptero do mundo certificado para WAAS (sistema de aproximação de pouso vertical em piloto automático). Entre outros diferenciais, destaque para os controles de potência no comando coletivo, fuselagem e rotores resistentes a danos e assentos com atenuação de impactos. 
Também é o primeiro helicóptero certificado para seguir o processo de manutenção MSG-3, um novo conceito que resulta em menores custos de operação, uma vez que proporciona manutenções mais rápidas – com intervalos maiores entre inspeções – e aeronaves menos tempo fora de serviço. 
Preço: US$ 7.700.000,00 (FOB – EUA).

Bell 407 GXP
Outro modelo a estrear em São Paulo é o Bell 407GXP, uma atualização do já consagrado Bell 407GX, agora com melhor desempenho, aumento da carga útil e redução da carga de trabalho do piloto. 
O 407GXP teve um aumento de 22,5 kg (50 libras) em sua capacidade de carga e traz um novo motor M250 Rolls-Royce, que melhora o desempenho do helicóptero com economia de combustível. Os recursos aviônicos incluem uma nova função de peso e balanceamento integrada à plataforma Garmin, otimizando a performance da aeronave, que pode transportar confortavelmente até 6 passageiros. 
Preço: US$ 3.040.000,00 (FOB – EUA).

 

Bell 505 Jet Ranger X
O Bell 505 Jet Ranger X tem tecnologia de ponta com aviônicos Garmin G1000H totalmente integrados, com duas telas de LCD de 10,4 polegadas, além de motor Turbomeca Arrius 2R com sistema FADEC (com duplo canal), HTAWS (sistema de alerta de terreno), cartas aeronáuticas digitais, visão sintética, sistema “Pathway in the Sky”, opcionais e excelente visibilidade para a tripulação.
Outro grande destaque é a versatilidade de sua cabine, que tem capacidade para até 5 pessoas e foi projetada com assentos anticrash, que podem ser facilmente removidos ou dobrados. Seu piso é totalmente plano, e as portas são mais largas, quando comparadas às habituais, para facilitar o acesso de passageiros e cargas.
A bordo dessa aeronave, os passageiros não precisam se preocupar com o barulho, muito comum em helicópteros, uma vez que o modelo é mais silencioso que as limitações de ruído do Estágio 3 ICAO.
No ano passado, o mockup do modelo percorreu diversas cidades do Brasil à bordo de uma carreta preparada especialmente para a aeronave em um projeto inovador. O modelo é um sucesso mundial de vendas, com várias posições reservadas no Brasil.
Preço: US$ 1.135.000,00 (FOB – EUA).


 

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