TAM Aviação Executiva expõe nove aeronaves na LABACE, destaque para o Citation Latitude, recém-certificado no Brasil, e para o Bell 505 Jet Ranger X, inédito no país

15/08/2017

A TAM Aviação Executiva, número um em vendas de aeronaves executivas no mercado nacional e representante exclusiva das fabricantes, consagradas mundialmente, Cessna Aircraft Company, Bell Helicopter e Beechcraft, apresentará durante a 14ª edição da Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (LABACE) nove aeronaves do seu amplo portfólio, o maior e mais versátil do país, composto por aeronaves a pistão, turbo-hélices, jatos executivos e helicópteros.

Pela primeira vez, a empresa brasileira e as suas representadas americanas estarão no mesmo espaço, com um estande conjunto, o que reforça a solidez da parceria entre TAM AE e o grupo Textron que, inclusive, completa 35 anos em 2017.

Entre as novidades expostas no espaço das empresas, destaque para o jato Citation Latitude, que acaba de ser certificado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e já pode ser entregue e operar no Brasil, e para o helicóptero Bell 505 Jet Ranger X, sucesso de vendas no mundo todo e que vem ao Brasil pela primeira vez em sua versão final.

Confira abaixo mais informações sobre os modelos que estarão em exposição na LABACE:

CESSNA

Citation Latitude

O Citation Latitude faz parte de uma nova geração de aeronaves da Cessna que, somado ao Longitude e ao Hemisphere, formam uma nova categoria de jatos Citation, com cabine ampla e alcance ainda maior. A aeronave foi certificada recentemente pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e já pode ser entregue e operar no Brasil. O modelo representa o equilíbrio perfeito entre conforto, tecnologia e eficiência. Seu processo de fabricação contempla uma série de inovações, como o uso de automatização robótica, peças monoliticamente usinadas e estações de montagem ergonômicas. O resultado de todo esse projeto é uma redução de até 20% em custos operacionais quando comparado aos modelos concorrentes.

O jato possui capacidade para dois pilotos e até nove passageiros, suíte de aviônicos Garmin G5000 com interface touch screen (dispensa botões) e cabine com piso completamente plano (1,83 m de altura por 1,95 m de largura), permitindo que uma pessoa fique de pé. Conta ainda com o sistema Clarity, desenvolvido pela Cessna em parceria com a empresa americana Heads Up Technologies, que reúne sistemas elétricos, dados e comunicações – tudo conectado por fibra ótica e controlado a partir do assento por uma tela touch screen totalmente intuitiva.

A aeronave pode operar em pistas de 3.580 pés (1.091 m) com peso máximo de decolagem e atingir altitude máxima de 45 mil pés. Seu alcance máximo é de 2.850 NM (5.278 km, traslado em Cruzeiro Econômico, Reserva de Combustível NBAA IFR (200 NM).

Citation CJ3+

o Citation CJ3+ é certificado para operação com um único piloto e tem uma série de novos sistemas projetados para reduzir a carga de trabalho da tripulação.

O modelo apresenta um conjunto de aviônicos integrados, o Garmin G3000, com radar meteorológico, sistema de detecção de turbulências, sistema avançado de alerta de terreno (TAWS-B) e suporte a comunicação ADS-B, que o tornam compatível com os requisitos de controle de tráfego aéreo Next Generation (NextGen).

Sua cabine conta ainda com servidor wireless, telefone via satélite Iridium, internet de alta velocidade e um sistema de pressurização controlada automaticamente, além de sistema de diagnóstico de falhas, que facilita a manutenção.

Com alcance de até 2.040 milhas náuticas (3.778 km, traslado em Cruzeiro Econômico, Reserva de Combustível NBAA IFR (100 NM)), o CJ3+ é perfeitamente adequado para o segmento do mercado de jatos leves e voa sem escalas de Lima para São Paulo, de Washington DC à Cidade do México, de Londres a Moscou e de Xangai para Bangkok e pode levar até oito passageiros.

Citation M2

O Citation M2 redefiniu o padrão de desempenho para os jatos executivos do segmento “very light jet”, com um alcance de até 1.550 NM (2.871 km, traslado em Cruzeiro Econômico, Reserva de Combustível NBAA IFR (100 NM)), velocidade máxima de cruzeiro de 748 km/h (404 kts) e capacidade de subir mais rápido do que o seu antecessor (CJ1+), atingindo 41 mil pés em apenas 25 minutos.

A aeronave oferece ainda ampla seleção de itens customizáveis, cabine com conforto inigualável, toalete traseiro privativo, assentos maiores e muitas outras comodidades. O sistema intuitivo de aviônicos Garmin G3000, com controles touch screen, coloca tudo na ponta dos dedos dos pilotos, resultando em níveis mais altos de eficiência e segurança.

Grand Caravan EX

Sucesso absoluto, com mais de 19 milhões de horas voadas e mais de 2.600 unidades produzidas no mundo, o Grand Caravan EX é a aeronave multimissão da Cessna, com mais de 30 anos no mercado. Sua cabine ampla e versátil permite a rápida reconfiguração, adaptando-se perfeitamente a qualquer necessidade, seja para o transporte de cargas, bagagens ou até nove passageiros (mais tripulação).

Recentemente, a Cessna anunciou que os novos modelos da linha Caravan fabricados serão equipados com nova plataforma de aviônicos Garmin G1000NXi, de última geração, que conta com um design ainda mais moderno, uma avançada tecnologia no cockpit e eleva a experiência geral do voo.

Impulsionado por um dos mais confiáveis motores turbo-hélices do mundo – o Pratt & Whitney PT6A-140, com 867 SHP –, o Grand Caravan EX oferece melhor performance de subida e maiores velocidades de cruzeiro em relação ao seu antecessor, podendo chegar a 185 kts (343 km/h) na velocidade máxima de cruzeiro, atingir até 25 mil pés de altitude e tem alcance máximo de até 912 NM (1.689 km, Traslado em Cruzeiro Econômico a 10.000 ft, Reserva de 45 min), o que lhe permite voar de São Paulo a Cuiabá sem escalas.

A aeronave pode ainda operar em mais de 99,8% de todas as pistas homologadas no Brasil, graças à capacidade de pousar e decolar em pistas curtas (apenas 426 m) e adversas, como em campos gramados ou de terra. Tudo isso, com o seu já tradicional baixo custo operacional.

O Grand Caravan EX ainda tem um bagageiro com porta ampla, facilitando o carregamento de cargas de grande porte, além de um compartimento opcional de carga (cargo pod), que proporciona mais de 3 metros cúbicos de espaço extra para bagagem. A aeronave também está disponível na versão Anfíbia.

182T Skylane

Versatilidade e alto grau de eficiência operacional são alguns dos fatores que fazem do 182T Skylane uma aeronave única. Sucesso absoluto de vendas, o monomotor atende perfeitamente as mais diversas necessidades, seja como uma ferramenta de trabalho, seja como um utilitário para os fins de semana. Além disso, conta com a nova plataforma de voo Garmin G1000 NXi, o que há mais de avançado no segmento, e ainda pode operar em pistas curtas e não preparadas com somente 240 m (745 ft).

BEECHCRAFT

Baron G58

O Baron G58 alia performance, confiabilidade, versatilidade e resistência e é considerado o equilíbrio perfeito entre potência e segurança. A aeronave bimotora pode operar em pistas curtas e não pavimentadas e é perfeita tanto para viagens a lazer quanto para viagens a negócio. Sua cabine com aproximadamente 4 metros cúbicos é configurável, com excelente espaço para as pernas, bagagens ou carga, oferecendo extremo conforto para até 6 ocupantes. Seu alcance é de até 2.741 km (1.480 NM, traslado em Cruzeiro Econômico, Reserva de 45 min).

King Air 350i

Considerado um dos melhores turbo-hélices executivos do mundo, o modelo alia tecnologia e sofisticação. Com acabamento fino, seu interior é moderno e requintado, e todos os detalhes foram pensados para oferecer o máximo em conforto. A aeronave conta ainda com o conjunto de aviônicos Pro Line Fusion, que oferece uma interface intuitiva exclusiva. Além disso, traz como equipamentos de série o sistema Venue de gerenciamento de cabine, conectividade WiFi e janelas eletrocrômicas, os quais, somados aos reduzidos níveis de ruídos e vibração, oferecem mais conforto a passageiros e tripulantes. A aeronave pode transportar até 11 pessoas e seu alcance é de até 3.345 km (1.806 NM, traslado em Cruzeiro Econômico, Reserva de Combustível NBAA IFR (100 NM)).

Bell  Helicopter

505 Jet Ranger X

Um dos maiores destaques da Labace 2017, o modelo Bell 505 Jet Ranger X vem pela primeira vez ao Brasil em sua versão final. Certificado em junho pela FAA (Federal Aviation Administration), o Bell 505 Jet Ranger X tem tecnologia de ponta com aviônicos Garmin G1000H totalmente integrados, com duas telas de LCD de 10,4 polegadas, além de motor Turbomeca Arrius 2R com sistema FADEC (com duplo canal), HTAWS (sistema de alerta de terreno), cartas aeronáuticas digitais, visão sintética, sistema “Pathway in the Sky”, opcionais e excelente visibilidade para a tripulação.

Sua cabine, muito versátil, tem capacidade para até 5 pessoas e foi projetada com assentos anticrash, que podem ser facilmente removidos. Seu piso é totalmente plano, e as portas são mais largas, quando comparadas às habituais, para facilitar o acesso de passageiros e cargas.

O modelo é sucesso absoluto de vendas, inclusive no Brasil, que já figura como o segundo mercado em volume de vendas mundiais.

Bell 429

Com velocidade e alcance excepcionais, alta performance no voo pairado e maior margem de segurança, o Bell 429 é o primeiro helicóptero do mundo a ser certificado para WAAS (sistema de aproximação de pouso vertical em piloto automático). Entre outros diferenciais, destaque para os controles de potência no comando coletivo, fuselagem e rotor resistentes a danos e assentos com atenuação de impactos.

Além disso, o modelo possui a maior cabine da categoria, com capacidade para até seis passageiros e dois pilotos, ou sete passageiros e um piloto, todos eles acomodados em assentos anticrash.

O Bell 429 conta também com uma moderna plataforma de aviônicos glass cockpit com telas digitais de LED de última geração já na sua versão standard, homologação para single pilot IFR e piloto automático de quatro eixos (opcional).

O modelo recebeu certificação da ANAC para operar com peso máximo de decolagem (MTOW) de 7.500 Ib (3.402 kg), o que o destaca entre as aeronaves da mesma categoria, que são limitadas a 7.000 lb (3.175 kg).

Também é o primeiro helicóptero certificado para seguir o processo de manutenção MSG-3, um novo conceito que resulta em menores custos de operação, uma vez que proporciona manutenções mais rápidas – com intervalos maiores entre inspeções – e aeronaves menos tempo fora de serviço.