Pt En

Textron anuncia novidades sobre os seus mais recentes jatos lançados

22/11/2016

A Textron Aviation, detentora da marca Cessna e representada com exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva, aproveitou a Business Aviation Convention and Exhibition (NBAA), realizada no início do mês, em Orlando, nos Estados Unidos, para anunciar importantes novidades sobre os seus mais recentes jatos lançados.

A primeira delas trata do Citation Longitude que, segundo a fabricante, superará o desempenho inicial previsto no que se refere a alcance e carga útil. O modelo registrou um alcance de 3.500 milhas náuticas (6.482 km), 100 NM acima do que o projeto previa, e carga útil (com tanques de combustível cheios) de 1.600 libras (725 kg), um aumento de 100 libras com relação aos dados divulgados anteriormente, estabelecendo assim a liderança antecipada da aeronave em seu segmento.

"Esses aprimoramentos de desempenho para o Citation Longitude são um resultado direto de nossos processos de engenharia, líder do setor, que nos permitem cumprir os marcos do programa e superar as expectativas de nossos clientes", afirma Michael Thacker, vice-presidente sênior de engenharia.

A modelo integra a nova família de jatos Citation, com cabine ainda mais larga. Com capacidade para até 12 passageiros, a aeronave apresenta uma cabine de 7,67 metros de comprimento e 1,83 metro de altura, com piso totalmente plano e uma configuração double club padrão, que oferece o maior espaço para as pernas na sua categoria. Além disso, possui um compartimento de bagagem totalmente acessível por dentro da cabine, oferecendo o máximo em conforto.

O Citation Longitude já contempla a próxima evolução da plataforma de voo Garmin G5000 e é impulsionado por motores turbofan Honeywell HTF7700L, equipados com FADEC e autothrottles totalmente integrados.

Após um lançamento impressionante no NBAA do ano passado e primeiro voo bem-sucedido no início de outubro de 2016, o Citation Longitude decolou rumo a NBAA 2016, onde permaneceu em exibição no Aeroporto Executivo de Orlando. Sua certificação está prevista para 2017.

Além das melhorias do Citation Longitude, a Textron surpreendeu aos visitantes da maior feira de aviação do mundo com um mockup em tamanho real do Citation Hemisphere, o seu mais novo lançamento, anunciado na NBAA do ano passado.

Com capacidade para até 19 passageiros e a cabine mais larga da sua categoria (102 polegadas), o modelo impressionou pelo seu estilo, excepcional qualidade de acabamento e a flexibilidade da sua cabine, capaz de atender a uma ampla variedade de necessidades do operador. O mobiliário interno inclui assentos e armários fabricados artesanalmente. Os assentos, totalmente reclináveis, podem se transformar em camas e serão os mais largos entre os jatos executivos do segmento. Além disso, possuem uma nova tecnologia termoelétrica para garantir uma climatização confortável para os passageiros.

O mockup em exposição evidenciou que a cabine do Hemisphere proporciona o máximo em produtividade. A galley dianteira oferece uma estação de trabalho versátil e bem iluminada, com superfícies de granito e pedra, e excelente modularidade, permitindo ajustes para diferentes tipos de necessidade. A iluminação natural é abundante, com 20 janelas grandes e otimamente localizadas em toda a cabine – destaque para as novas janelas superiores nas áreas da galley e do toalete, uma solução inovadora para melhor visibilidade e iluminação dessas áreas na aeronave.

A Textron ainda anunciou que o Citation Hemisphere será movido por dois motores Safran Silvercrest, já pertencentes à próxima geração de motores, com mais de 12.000 libras de empuxo. Estes motores proporcionam a melhor velocidade, alcance, desempenho e custos operacionais diretos. Além disso, incorporam as mais recentes tecnologias avançadas e comprovadas em campo, para oferecer um desempenho incomparável em sua categoria em termos de eficiência de propulsão, confiabilidade e amabilidade ambiental. O consumo de combustível dos novos motores é até 15% menor do que os outros motores de sua categoria e permite que os jatos executivos reduzam suas emissões de NOx em até 40% sob os padrões CAEP/6, além de serem até 50% mais silenciosos.

O modelo também contará com a avançada Primus Epic da Honeywell, uma solução de cockpit totalmente integrada que, juntamente com o SmartView, permitirá que os operadores alcancem destinos mais rapidamente e com custo reduzido. O cockpit Primus Epic mais recente proporcionará aos pilotos uma visão 3D realista do mundo exterior em condições climáticas desafiadoras, como nevoeiro, chuva ou neve, para melhorar a consciência situacional.

O Hemisphere incorporará um sistema de controle de voo totalmente Fly-by-wire (FBW) e incluirá controles sidesticks, o que proporcionará facilidade de operação para o piloto e garantirá um novo nível de ergonomia neste novo líder da categoria.

“Nenhuma outra aeronave deste segmento oferece essa combinação de tecnologia avançada, conforto para os passageiros, redução de custo de manutenção e melhor preço”, explica Scott Ernest, presidente e CEO Textron Aviation.

Rafael Mugnaini, diretor comercial da TAM Aviação Executiva, considerou a participação da Textron na NBAA deste ano um marco: “Além de ser a maior expositora, com 13 modelos presentes no evento, a Textron foi a única do segmento a estar com dois produtos em pleno desenvolvimento. O Longitude e o Hemisphere fazem parte de uma nova família de jatos Citation, com cabine ainda maior, e tornam o já consagrado portfólio de produtos Cessna ainda mais versátil e completo. São produtos realmente, muito aguardados pelo mercado.”

ENTRE EM CONTATO