Textron Aviation anuncia o lançamento do novo Cessna Citation Ascend

24/05/2023

São Paulo, maio de 2023 – A Textron Aviation, anunciou, nesta segunda-feira (22), o seu novo jato de médio porte, o Cessna Citation Ascend, que faz parte da lendária série 560XL. A aeronave une modernidade com a tradicional qualidade Cessna já conhecida no mercado. Um mockup do novo modelo foi apresentado pela primeira vez na European Business Aviation Convention and Exhibition (EBACE), realizada entre os dias 23 e 25 de maio, em Genebra, na Suíça. A nova aeronave deverá estar no mercado em 2025.

“Da família Citation, não há nenhum modelo com maior número de voos que a série Citation 560XL. Com uma aeronave 560XL decolando ou pousando a cada dois minutos em algum lugar do mundo, essa aeronave fará parte da família de jatos executivos de maior sucesso”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. “Em nome de nossas equipes, estamos orgulhosos de anunciar a mais recente inovação da família Citation – o novo Cessna Citation Ascend. Perguntamos aos clientes o que eles queriam na próxima evolução dessa aeronave icônica e acreditamos que o Citation Ascend atenderá”.

Seja voando para serviços de fretamento, transporte pessoal ou em voos corporativos, o Ascend foi projetado para liderar o mercado em desempenho e experiência de cabine. Confira as principais características do modelo:

O Cessna Citation Ascend será equipado com aviônicos Garmin G5000 de última geração, com os mais recentes softwares e hardwares, incluindo:

• Tecnologia Autothrottle para reduzir a carga de trabalho do piloto e fornecer proteção do envelope de voo;
  • Três telas grandes de 14 polegadas de alta resolução com recursos de tela dividida;
  • Sistemas duplos de gerenciamento de voo de série;
  • Visão sintética para evidenciar obstáculos como montanhas ou terreno;
  • Transceptor de voz e dados do cockpit para comunicação via satélite a partir do cockpit;
  • Nova tecnologia avançada de prevenção e detecção meteorológica da Garmin;
  • Segundo rádio de dados Iridium e CPDLC para oferecer suporte a cliente com roteamento mais direto entre a América do Norte e a Europa (opcional).

O Citation Ascend dará aos operadores versatilidade e flexibilidade para realizar qualquer missão. Os clientes também irão desfrutar muito dos luxos encontrados no best-seller Citation Latitude e no carro-chefe Citation Longitude. Isso é facilitado graças ao cockpit Garmin em comum, um aspecto importante para clientes que operam vários modelos Citation.

O auge da eficiência e produtividade

O Citation Ascend oferecerá motores Pratt & Whitney Canada PW545D projetados para oferecer melhor eficiência de combustível, maior empuxo e maior tempo em operação. Os motores usam novos materiais e tecnologia, incluindo um compressor de alta pressão mais eficiente, um módulo de turbina de alta pressão de estágio único aprimorado e um misturador de exaustão atualizado. Os motores PW545D também são equipados com um (FADEC), habilitando a nova tecnologia de aceleração automática e garantindo que a aeronave opere com eficiência máxima e com carga de trabalho reduzida para o piloto.

Metas preliminares de desempenho

Um alcance para quatro passageiros de 1.900 milhas náuticas (3.518 km) em potência de cruzeiro de alta velocidade (com um alcance máximo estimado de 2.100 milhas náuticas 3889 km a 441 nós (816 km/h) e a capacidade de subir direto para 45 mil pés (13.716 metros).

As melhorias de design na aeronave oferecem a capacidade de transportar uma combinação maior de carga útil e combustível, mantendo o acesso a pistas curtas. Com quatro passageiros em potência de cruzeiro de alta velocidade, os clientes irão desfrutar de viagens como: Londres para Atenas; Helsinki (Finlândia) para Porto (Portugal); São Paulo a Lima (Peru).

“O Cessna Citation Ascend se baseia em mais de 20 anos de sucesso da série 560XL no mercado”, disse Lannie O'Bannion, vice-presidente sênior de Vendas Globais e Operações de Voo. “Ele foi projetado para superar e levar nossos clientes ainda mais longe com estilo.”

O Citation Ascend incluirá uma Unidade de Energia Auxiliar (APU) Honeywell RE100 [XL] autônoma com autogerenciamento e um adicional de detecção de vazamentos. A capacidade de operação autônoma da APU permite que os pilotos se preparem para cada voo com eficiência, incluindo aquecimento e resfriamento da cabine com menos combustível e menos ruído.

O Citation Ascend permite que os clientes façam mais — tornando o céu sua vantagem competitiva.

Detalhes do modelo

À medida que os clientes conhecem o Citation Ascend, eles apreciam seu design elegante e seus recursos modernos. A empresa trabalhou com um Conselho Consultivo de clientes, pilotos, mecânicos e passageiros durante todo o processo de design para entender melhor o que eles buscam em aeronaves.

Com um interior personalizável, os clientes podem escolher entre uma variedade de recursos padrão e opcionais para melhor atender às suas necessidades. A aeronave inclui um piso plano para fornecer um novo nível de espaço para as pernas e flexibilidade para os passageiros.

“O piso plano é um divisor de águas quando se trata de conforto”, disse Christi Tannahill, vice-presidente sênior de Experiência do Cliente. “O design oferece aos passageiros mais espaço para girar seus assentos, esticar as pernas e se mover confortavelmente pela cabine.”

A Textron Aviation projetou os assentos do Citation Ascend com base no feedback dos clientes para o máximo conforto, colocando os passageiros em uma postura sentada otimizada. Ao projetar o interior de sua aeronave, os clientes podem até selecionar o nível de firmeza da almofada. A aeronave tem uma configuração padrão de assentos para nove passageiros e terá capacidade máxima para 12 passageiros.

Os assentos da cabine principal terão um controle elétrico para girar e os alinhar em sua base. Os opcionais, acolchoamento do assento, apoios para os pés e o suporte para a lombar, controlado eletricamente, facilitam o relaxamento, enquanto os assentos laterais apresentam encostos dobráveis para fornecer espaço de armazenamento acessível durante o voo.

Por fim, para uma experiência ainda mais agradável, os controles de iluminação da cabine, temperatura, persianas e entretenimento a bordo são sem fio. Eles também podem selecionar um sistema de som opcional.

Novas janelas, melhor visão

O Citation Ascend incluirá janelas de cabine totalmente novas que são quase 15% maiores e oferecem mais luz natural com configurações de cortina translúcida e opaca, com controle sem fio e anéis de janela iluminados (opcional) para melhorar a iluminação e o clima da cabine.

Para manter os clientes conectados o tempo todo, o Citation Ascend incluirá Wi-Fi padrão GoGo U.S. Avance L3 Max e Wi-Fi opcional U.S. Avance L5. A aeronave também oferece o Aviator 300 opcional para Wi-Fi e chamadas internacionais.

O modelo terá energia em todos os assentos. Com 19 portas de carregamento USB padrão em toda a aeronave, toda a tripulação e passageiros terão acesso a pelo menos uma porta de carregamento, carregamento de telefone sem fio e três tomadas universais padrão.

Como parte da melhor experiência do cliente, a aeronave contará com um avançado sistema de tratamento acústico para garantir um voo calmo e tranquilo, como no Citation Latitude. Com níveis sonoros semelhantes aos de dirigir um carro em uma rodovia, os passageiros podem conversar, trabalhar ou relaxar em um ambiente livre de distrações. Os clientes chegarão focados, centrados e preparados para o que vem a seguir.

“O Citation Ascend oferecerá todos os melhores recursos da série 560XL e elevará a experiência para pilotos e passageiros”, acrescentou Tannahill. “Nós projetamos a aeronave com base no feedback do cliente e não há nada melhor do que isso.”

Serviços de manutenção atrativos

O Citation Ascend foi projetado para melhorar os intervalos de manutenção da série 560XL. A Textron Aviation espera que a aeronave ofereça para os clientes inscritos no programa PowerAdvantage da empresa:

• Intervalos de manutenção de fuselagem de 18 meses ou 800 horas;
  • 6.000 horas entre as revisões gerais do motor;
  • 3.000 horas de inspeção de seção quente.

A aeronave também incluirá mais equipamentos de série para auxiliar na solução de problemas, como:

• Um detector de limalha eletrônico no motor;
  • Pacote FAST™ da Pratt & Whitney para aquisição, armazenamento e transmissão de dados de voo completos;
  • LinxUs e LinxUs Air para transmissão de diagnósticos em voo;
  • Sistema de gravação de parâmetros da aeronave da Textron Aviation, rastreando mais de 9.000 parâmetros durante as operações para oferecer suporte à solução de problemas e monitoramento de tendências.

Os clientes irão desfrutar de um trio de garantias superiores no motor, pintura e interior para maior tranquilidade, incluindo:

• Garantia do motor de cinco anos ou 3.000 horas;
  • Garantia de pintura e interior de dois anos.

Por fim, a aeronave incluirá melhorias de design com base em duas décadas de feedback de clientes, como uma nova ponta de asa para linhas e bordas mais limpas, toda a iluminação LED e uma luz na área de bagagem para facilitar o carregamento à noite. Além disso, uma nova janela lateral maior do cockpit, proporcionando um visual moderno maior.

O Citation Ascend dará aos clientes mais do que eles precisam para manter as operações de suas aeronaves funcionando, sem problemas e com eficiência.

Construído com o mundo em mente

Como todos os produtos de turbina Cessna e Beechcraft, o Citation Ascend poderá funcionar com Combustível de Aviação Sustentável (SAF). Os clientes terão a opção de receber sua aeronave com SAF e podem reabastecer usando SAF sempre que disponível, inclusive no Centro de Serviços em Wichita.

A empresa está comprometida com a fabricação consciente e apresenta materiais internos na aeronave de origem sustentável. A Textron Aviation também utiliza um programa robusto de reciclagem e estações de pré-tratamento de efluentes industriais. De acordo com o fornecedor de energia da empresa, a Textron Aviation usou 100% de eletricidade eólica renovável para abastecer todas as suas instalações em Kansas em 2022.

Com mais de mil 560XLs entregues nos últimos 25 anos, proprietários e operadores de fretamento escolhem consistentemente a série Cessna Citation 560XL por sua combinação incomparável de desempenho, conforto, facilidade de operação, variedade de capacidades de missão e eficiências operacionais favoráveis. A empresa planeja realizar uma emenda na certificação de tipo 560XL da aeronave, para que os pilotos possam fazer a transição para o Ascend por meio de um curso simples de diferenças aprovado tornando o treinamento mais fácil e econômico para os clientes.

“Nossos talentosos membros da equipe da Textron Aviation provaram sua capacidade de trazer novos produtos líderes do setor ao mercado repetidas vezes”, disse O'Bannion. “Estamos ansiosos para superar as expectativas de nossos clientes novamente com o novo Cessna Citation Ascend.” A empresa já está vendo uma forte demanda por aeronaves e está recebendo pedidos para o Ascend.