Beechcraft King Air 260 recebe certificação da FAA

11/03/2021

A Textron Inc., representada com exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva, anunciou nesta quarta-feira (10), que o novo King Air 260 recebeu a certificação da Federal Aviation Administration (FAA). Com isso, o modelo passará a ser entregue nas próximas semanas nos Estados Unidos.

A aeronave é uma evolução da tradicional série 200 da linha King Air e traz os mais recentes avanços tecnológicos no cockpit, uma cabine redesenhada e ainda mais conforto aos passageiros. Lançado em dezembro, o modelo reflete o compromisso contínuo da Textron em fazer investimentos substanciais em sua linha de produtos.

“Os feedbacks contínuos que temos com nossos clientes desempenham um papel fundamental nas decisões que tomamos sobre o projeto de novas aeronaves, bem como em melhorias em nossa frota existente”, revela Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia e Programas. “Com o King Air 260, utilizamos essas opiniões valiosas e realmente elevamos a experiência de voo para pilotos e passageiros. E agora, com a certificação concluída, estamos ansiosos para colocar o King Air 260 nas mãos dos nossos clientes, que estão na expectativa”.

O King Air 260 combina a rica história de confiabilidade e versatilidade da família King Air com upgrades de última geração, oferecendo uma maior facilidade em voar. As principais inovações para a aeronave são a inclusão do Autothrottle de série, junto com um novo sistema de pressurização digital. A cabine também é equipada com o sistema de radar meteorológico Collins Multi-Scan como um recurso padrão em todas as aeronaves King Air 260.

No Brasil, o King Air é sucesso de vendas. De acordo com o presidente da TAM AE, Leonardo Fiuza, o novo modelo já desperta interesse nos brasileiros. “Os modelos King Air representam 46% das nossas vendas. Por serem essenciais, sobretudo para o setor de agronegócio, devido a sua capacidade de transportar muita carga, versatilidade e o fato de decolar e pousar em pistas curtas e não preparadas, esses modelos já estão no gosto dos brasileiros”.

King Air 260

Com capacidade para até nove pessoas, um alcance máximo de 1.720 milhas náuticas (3.185 km) e uma velocidade máxima de cruzeiro de 310 ktas (574km/h), a série Beechcraft King Air 200 é, há muito tempo, a aeronave preferida dos clientes em todo o mundo. As últimas atualizações oferecem ainda mais motivos para a escolha dessa aeronave.

Uma das principais evoluções do King Air 260 é o Autothrottle de série, gerenciando automaticamente a potência do motor desde a decolagem, fase de cruzeiro, descida e pouso, o que faz com que os pilotos tenham mais segurança durante o voo e uma carga de trabalho reduzida. Além disso, o sistema controla a potência ideal automaticamente, com monitoramento de parâmetros como rotação, torque e temperatura.

Outra atualização importante no cockpit é o novo sistema de pressurização digital, que ajusta automaticamente a pressão da cabine durante a subida e descida, reduzindo a carga de trabalho dos pilotos e aumentando o conforto geral do passageiro. Os indicadores do sistema foram integrados à suíte de aviônicos Collins Pro Line Fusion.

O radar meteorológico Collins Multi-Scan RTA-4112 fornece aos pilotos um sistema totalmente automático, que é otimizado para detectar condições meteorológicas de curto, médio e longo alcance. O sistema é projetado para apresentar uma imagem precisa do clima ao redor da aeronave, reduzindo ainda mais a carga de trabalho do piloto.

O IS&S ThrustSense® Autothrottle também está disponível como uma atualização pós-venda em todas as aeronaves Beechcraft King Air 200 equipadas com Pro Line Fusion.

A cabine do King Air 260 apresenta assentos recém-projetados, criados a partir de um processo inovador de mapeamento de pressão que identifica maneiras de proporcionar uma viagem mais confortável e relaxante para os passageiros, especialmente em voos mais longos.

Família King Air – Número 1 em vendas

Aproximadamente 7.600 aeronaves King Air foram entregues desde 1964. Trata-se do maior sucesso de vendas de uma família de turbo-hélices no mundo. Sua frota mundial ultrapassou 62 milhões de horas de voo em seus 57 anos, cumprindo todas as suas missões, desde aquelas voltadas às forças públicas até as missões comerciais por todo mundo.