Textron Aviation continua investindo na bem-sucedida família de jatos Citation e apresenta o seu novo lançamento: o Citation CJ3 Gen2

17/10/2023

São Paulo, 17 de outubro de 2023 – A Textron Aviation, representada no Brasil com exclusividade pela TAM Aviação Executiva, anunciou nesta segunda-feira (16), véspera da National Business Aviation Association – Business Aviation Convention & Exhibition (NBAA-BACE), em Las Vegas (EUA), o lançamento do novo Cessna Citation CJ3 Gen2. Durante o evento, um mock up do modelo estará exposto na área estática da companhia, no Henderson Executive Airport. A aeronave, que está em desenvolvimento, deverá entrar em operação já em 2025.

O Cessna Citation CJ3 Gen2 é o nosso anúncio de produto Gen2 mais completo até agora, oferecendo aos clientes desempenho comprovado, tecnologia de ponta e uma experiência de cabine incomparável”, afirma Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. “Como piloto da série CJ3, aprecio o excelente alcance, carga útil e eficiência da aeronave, além dos novos recursos de produtividade e conforto. Esse anúncio é uma prova da nossa visão de sermos líderes na aviação, inspirando a jornada de voo”, completa.

Mais uma vez a Textron surpreende com este lançamento, pensando em segurança, eficiência, sustentabilidade e conforto para os pilotos e passageiros. O que já era bom, ficou ainda melhor. Certamente, o Citation CJ3 Gen2 eleva o segmento de jatos leves a outro patamar e será mais um sucesso de vendas no Brasil”, destaca Leonardo Fiuza, presidente da TAM AE.

As melhorias começam no cockpit

O Citation CJ3 Gen2 foi projetado com a contribuição de um Conselho Consultivo de Clientes da Textron Aviation, composto por proprietários, pilotos e mecânicos. Esse feedback foi fundamental em todas as melhorias da aeronave, do cockpit à cabine.

O Cessna Citation CJ3 Gen2 foi projetado para ser tão bom para o piloto quanto para o passageiro”, afirma Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas globais e operações de voo da Textron. “A aeronave é construída após duas décadas de sucesso no mercado e é o exemplo mais recente do compromisso da Textron Aviation em inovar constantemente e trazer os melhores produtos e experiências aos nossos clientes.”

O modelo oferece um sistema confiável de aviônicos e que conta com o mais recente software e hardware do Garmin G3000, incluindo:

• Garmin Autothrottles para reduzir a carga de trabalho do piloto e fornecer proteção ao envelope de voo;

• Sistema de visão aprimorada (EVS) opcional, para fornecer maior clareza e consciência situacional otimizada;

• Interface intuitiva com tela sensível ao toque;

• GDL60, para conectividade de aeronaves, incluindo transmissão remota de planos de voo, atualizações automáticas de banco de dados, bem como transmissão wireless de dados de diagnóstico de aeronaves;

• Uma das mudanças mais notáveis no cockpit é o acréscimo de 11,4 centímetros (4,5 polegadas) de espaço para as pernas do piloto, permitindo uma experiência de voo ainda mais confortável.

O Citation CJ3 Gen2 oferecerá assentos padrão para 10 passageiros, além de excelente alcance, carga útil e desempenho, permitindo aos pilotos realizar uma variedade de missões. Seu alcance máximo será de 3.778 km (2.040 milhas náuticas) e carga útil máxima de 968 kg (2.135 libras).

Uma experiência de cabine como em nenhuma outra

Um novo design dos degraus de entrada e com alça de apoio, juntamente com iluminação aprimorada para melhor visibilidade, proporcionam mais conforto e facilidade aos clientes que entram no Citation CJ3 Gen2. Seu interior luxuoso, totalmente personalizável, permite aos clientes criar o ambiente ideal para a sua missão: seja ela de relaxamento, inovação ou produtividade.

No Citation CJ3 Gen2, os clientes podem escolher entre um assento lateral fixo, um moderno centro de bebidas ou um assento lateral para transportar um passageiro adicional ou mais bagagem. A aeronave também possui uma tomada opcional de alta potência para máquina de café, armazenamento de gelo e lixo, além da incorporação de um painel de controle-mestre da cabine.

Ao entrar na cabine, os clientes terão:

• Novos assentos com capacidade de movimento pelo trilho da base com o piso e funcionalidade de rotação opcional;

• Novas luzes de realce para personalizar o ambiente da cabine com iluminação variável;

• Alimentação USB-C em todos os assentos, bem como carregamento sem fio na cabine principal;

• Mesas executivas de design compacto com acesso ao compartimento pela parte superior;

• Bolsos laterais iluminados para armazenamento adicional.

Na parte traseira da aeronave, os clientes contarão com a CoolView skylights, as novas janelas no teto, instaladas no lavabo e que trazem luz natural para o espaço, bem como um novo design opcional de pia e penteadeira, com abastecimento de água exclusivo. Para maior comodidade, o Citation CJ3 Gen2 inclui um lavatório com serviço externo de manutenção.

Nossos talentosos membros da equipe da Textron Aviation provaram seu compromisso em projetar e entregar novos produtos líderes do setor com base no feedback de nossos clientes”, afirma Christi Tannahill, vice-presidente sênior de experiência do cliente da Textron. “Esperamos superar novamente suas expectativas com o novo Cessna Citation CJ3 Gen2”, completa.

Construído com o mundo em mente

Como todas aeronaves a turbina da Cessna e Beechcraft, o Citation CJ3 Gen2 será capaz de operar usando Combustível de Aviação Sustentável (SAF). O modelo pode ser entregue com SAF a bordo e os clientes podem reabastecer usando SAF sempre que disponível, inclusive no Centro de Serviços da empresa, em Wichita.

A empresa está comprometida com a fabricação consciente e utiliza materiais internos de origem sustentável nas aeronaves. A Textron Aviation também utiliza um programa robusto de reciclagem e estações de pré-tratamento de águas residuais industriais. De acordo com o fornecedor de energia da empresa, a Textron Aviation utilizou energia eólica 100% renovável para abastecer todas as suas instalações sediadas no Kansas em 2022.

A Textron Aviation prevê uma forte demanda pela aeronave e já aceita encomendas para o novo Citation CJ3 Gen2.

A número 1 na comercialização de aeronaves executivas, a TAM Aviação Executiva foi constituída há mais de 60 anos, sob o nome de Táxi Aéreo Marília. Atua no Brasil como representante exclusiva da Cessna desde 1982; da Bell, desde 2004; da FlightSafety International, desde 2003; e da Beechcraft, a partir de 2016. A empresa oferece o mais versátil e abrangente portfólio de produtos da aviação geral no país, com destaque para o nosso Centro de Serviços (o maior para aeronaves executivas da América Latina), hangaragem e atendimento doméstico e internacional, vendas de treinamento, administração, gerenciamento e fretamento de aeronaves.

Informações à imprensa:

Tel.: (11) 97125-9517 ou (11) 99982-8640